Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental[1]. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.Blues Informações gerais Origens estilísticas Negro spirituals, Canções de trabalho, folk Contexto cultural final do século XIX no sul dos Estados Unidos Instrumentos típicos guitarra, piano, harmônica, baixo, bateria, vocal, saxofone,Trompete, Trombone Popularidade generalizada desde o início do século XX. Formas derivadas Bluegrass, Jazz, Rhythm and blues, Rock and roll Subgêneros Boogie-woogie · Classic female blues · Country blues · Delta blues · Blues elétrico · Fife and drum blues · Jump blues · Piano blues Gêneros de fusão Blues rock · Jazz blues · Punk blues · Soul blues Cenas regionais African blues, Blues britânico, Chicago blues, Detroit blues, Kansas City blues,Louisiana blues, Memphis blues, Piedmont blues, St. Louis blues, Swamp blues,Texas blues, Western blues Outros tópicos Músicos de blues, Blues scale
O blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além deska-rocksteady, soul music e influenciando também na música popconvencional e até na música clássica moderna.
Muddy Waters (4 de abril de 1915 - Condado de Issaquena, Mississippi –30 de abril de 1983 - Westmont, Illinois) foi um músico de blues norte-americano, considerado o pai do Chicago blues. Atribui-se a Muddy Waters a idéia de invenção da Guitarra Elétrica. Seu nome completo debatismo é McKinley Morganfield.
Biografia
O nome artístico (em português, Águas Lamacentas) ele ganhou devido ao costume de quando criança brincar em um rio. Ele mudaria-se mais tarde para Chicago, Illinois, onde trocou o violão pela guitarra elétrica. Sua popularidade começou a crescer entre os músicos negros, e isso o permitiu passar a se apresentar em clubes de grande movimento. A técnica de Waters é fortemente característica devido a seu uso da braçadeira na guitarra. Suas primeiras gravações pela Chess Recordsapresentavam Waters na guitarra e nos vocais apoiado por umvioloncelo. Posteriormente, ele adicionaria uma seção rítmica e a gaitade Little Walter, inventando a formação clássica de Chicago blues.Com sua voz profunda, rica, uma personalidade carismática e o apoio de excelentes músicos, Waters rapidamente tornou-se a figura mais famosa do Chicago Blues. Até mesmo B. B. King referiria-se a ele mais tarde como o "Chefe de Chicago". Suas bandas eram um "quem é quem" dos músicos de Chicago blues: Little Walter, Big Walter Horton, James Cotton, Junior Wells, Willie Dixon, Otis Spann, Pinetop Perkins, Buddy Guy, e daí em diante.
As gravações de Waters do final dos anos 1950 e começo dos 60 foram particularmente suas melhores. Muitas das canções tocadas por ele tornaram-se sucesso: "I’ve Got My Mojo Working", "Hoochie Coochie Man", "She’s Nineteen Years Old" e "Rolling and Tumbling", grandes clássicos que ganhariam versões de várias bandas dos estilos mais diversos.
Sua influência foi enorme em muitos gêneros musicais: blues, rhythm and blues, rock, folk, country. Foi Waters quem ajudou Chuck Berry a conseguir seu primeiro contrato.
Suas turnês pela Inglaterra no começo dos anos 1960 marcaram provavelmente a primeira vez que uma banda pesada, amplificada, se apresentou por ali (certo crítico sentiu-se obrigado a sair de um show para escrever sua análise por achar que a banda tocava muito alto). As canções de Waters inclusive exerceram grande influência nas bandas britânicas. O Rolling Stones tirou seu nome de "Rollin’ Stone", de 1950, mais conhecida como "Catfish Blues". Um dos maiores sucessos do Led Zeppelin, "Whole Lotta Love", foi baseado em "You Need Love", composta por Willie Dixon . Foi Dixon quem compôs algumas das canções mais conhecidas de Muddy Waters, como "I Just Want to Make Love to You", "Hoochie Coochie Man" e "I’m Ready".
Entre outras canções com as quais Waters tornou-se conhecido estão "Long Distance Call", "Mannish Boy" e o hino do rock/blues "I’ve Got My Mojo Working".
Discografia
- 1941 - Stovall's Plantation
- 1941 - First Recording Sessions 1941-1946
- 1948 - I can't be satisfied
- 1950 - Rolling Stone
- 1953 - Baby Please don't go
- 1954 - (I'm Your) Hoochie Coochie Man
- 1955 - Mannish Boy
- 1956 - Got My Mojo Working
- 1956 - Louisiana Blues
- 1956 - Mississippi Blues
- 1960 - At Newport
- 1960 - Muddy Watersy sings Big Bill Broonzy
- 1963 - Folk Festival of the Blues
- 1964 - The best of Muddy Waters
- 1964 - Folk Singer
- 1964 - Muddy Waters
- 1965 - Live Recordings 1965-1973
- 1965 - Muddy Waters with Little Walter
- 1965 - The Real Folk Blues
- 1966 - Down on Stovall's Plantation
- 1966 - Muddy Waters: The Blues Man
- 1966 - Muddy, Brass and Blues
- 1967 - Blues from Big Bill's Copacabana
- 1967 - Muddy Brass & the Blues
- 1967 - More Real Folk Blues
- 1967 - Super Blues (Muddy Waters, Bo Diddley, Little Walter)
- 1967 - The Super Super Blues Band (Muddy Waters, Bo Diddley,Howlin' Wolf)
- 1968 - Electric Mud
- 1969 - After the Rain
- 1969 - Fathers and Sons
- 1969 - Sail on
- 1970 - Vintage Mud
- 1970 - Back in the Good Old Days
- 1970 - Good News
- 1970 - Goin'Home: Live in Paris 1970
- 1970 - They call me Muddy Waters [I]
- 1971 - They call me Muddy Waters [II]
- 1971 - Live at Mister Kelly's
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